Thursday, August 31, 2006

Tipos de Alimentos

1- Alimentação

Para abordagem desse tema a professora irá solicitar aos alunos que façam uma lista dos alimentos preferidos, depois iremos comparar com os colegas.
Os alimentos são muito importantes para todas as pessoas.
A nutrição do nosso corpo, isto é, o nosso sustento, depende dos alimentos. Deles vêm a energia e a força para correr, brincar, estudar, trabalhar e fazer muitas outras coisas.

Os alimentos também são necessários para:
Auxiliar o crescimento;
Ajudar no bom funcionamento do corpo;
Manter a saúde, fortalecendo o corpo e evitando doenças.

a- Tipos de alimentos

Os alimentos podem ser de origens diferentes:

Origem mineral: Água e os sais minerais são alimentos de origem mineral. A água é indispensável ao nosso corpo. Nós necessitamos de, mais ou menos, dois litros de água por dia. Mas não precisamos beber toda essa água. Parte dela é retirada de outros alimentos e aproveitada pelo nosso corpo.

Origem animal: muitos dos alimentos que comemos são obtidos de animais, como bois, vacas, galinhas, peixes, porcos e abelhas.

Origem vegetal: São os alimentos das plantas, como as frutas, as verduras e os cereais.


Agora Responda:

Porque precisamos nos alimentar?

Solicitar aos alunos que façam uma lista de alimentos de origem vegetal e outra de alimentos de origem animal. Depois, comparar as listas de cada grupo.
Em seguida fazer dois cartazes: um para os alimentos de origem vegetal e outro para os alimentos de origem animal que foram mais citados nas listas. Façam desenhos ou colem figuras desses alimentos, identificando-os.


Postado por: Susana Felix




Thursday, August 24, 2006

nutrição e alimentos

ESCOLA: .................................................................................. DATA: ...............................................................
NOME: ...................................................................................................... SÉRIE: .................................................

CIÊNCIAS

Preencha cada uma das tabelas classificando os alimentos relacionados a seguir:
Queijo – feijão – peixe – mel – manteiga – uva – sal – soja – ovo – água – frango – leite – beterraba – ervilha – batata – verdura – margarina.

ALIMENTOS REGULADORES
ALIMENTOS CONSTRUTORES
ALIMENTOS ENERGÉTICOS






















ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL
ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL

























Você que observou a pirâmide alimentar, responda:
a) Quais os alimentos que devem ter um consumo moderado?
................................................................................................................................................................
b)Quais os alimentos que devem ter um consumo diário maior? ................................................................................................................................................................
c)As frutas que você consome satisfazem as porções diárias recomendadas? Por quê?
................................................................................................................................................................

3. Por que alguns alimentos são industrializados? ................................................................................................................................................................
................................................................................................................................................................
4. Por que os alimentos industrializados dever ser consumidos dentro do prazo de validade? .............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................................
5. O que fazer para ter hábitos alimentares saudáveis? ................................................................................................................................................................
................................................................................................................................................................
A partir das palavras do quadro responda as frases a seguir:

Intestino delgado – boca – estômago – fígado e pâncreas.

a) O alimento é mastigado e misturado com a saliva :................................................................
b) Os alimentos continuam sendo digeridos e os nutrientes passam para o sangue:............................................................................................
c) O alimento é digerido pela ação do suco gástrico: ..................................................................
d) O alimento não passa por esses órgãos, mas produzem substâncias que ajudam na digestão dos alimentos ..........................................................................................................
Meus amiguinhos, leiam com atenção, respondam com calma e boa sorte!!

estado físico da matéria

Escola _______________________________________ Data: ____/ ____/ ____
Aluno (a): ____________________________ Pró ___________ 3ª Série


Atividade de Ciências

Mudança do Estado Físico da Matéria

Lembrete:
SOLIDIFICAÇÃO – passagem do líquido para o sólido.
FUSÃO – passagem do sólido para o líquido.
VAPORIZAÇÃO – passagem do líquido para o gasoso
CONDENSAÇÃO – passagem do gasoso para o líquido.

1) Leia, pense, converse com seus colegas e responda:

a) Geralmente à noite, quando esfria, o vapor da atmosfera forma gotinhas de água que ficam sobre as plantas, o solo, as casas. É o orvalho.
Que mudança de estado acontece quando se forma o orvalho? __________________________________________________

b) Em lugares muito frios, o orvalho se transforma em gelo. É a geada.
Que mudança de estado acontece quando se forma a geada?
__________________________________________________

2º) O vendedor de sorvete deixou a tampa do seu carrinho aberta.
O sorvete derreteu!
a) Por que? _________________________________________________
b) Em que estado físico estava o sorvete antes de derreter? ________________________
Em, que estado físico ficou o sorvete depois de derreter? __________________________


3º) Leia as frases, e identifique a qual mudança de estado cada uma se refere.

a) Meu primo saiu da piscina e foi brincar ao Sol. O seu cabelo e a sua pela secaram rapidamente.
__________________________________________________
b) Jaqueline faz suco de abacaxi e, depois, coloca-o em forminhas no congelador.
__________________________________________________

c) Quando quer tomar suco de abacaxi, Jaqueline tira os cubos do congelador e coloca-os para derreter.
__________________________________________________

sistema solar

Esola:_____________________________________
Aluno (a): _________________________________

Atividade de Ciências – SISTEMA SOLAR

Quando olhamos para o céu sem nuvens, à noite, geralmente podemos ver a Lua e muitos pontos brilhantes. São astros, que existem no espaço sideral (todo o espaço onde estão os astros) e fazem parte do Universo.

Muitos desses astros são luminosos, isto é, têm luz própria. São as estrelas.
Há também astros que não tem luz própria. São os planetas, luas, que são seus satélites naturais, os cometas e os asteróides. Eles são iluminados pela luz que vem das estrelas.
Os planetas que pertencem ao Sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Os satélites naturais são astros que giram em volta de planetas. A Lua é o satélite natural da Terra. Existem os satélites artificiais criados pelo homem. Os satélites meteorológico, por exemplo, enviam informações sobre o tempo das diferentes regiões da Terra. Isso ajuda os cientistas na previsão do tempo.

Tanto a terra como a lua são iluminados pelo Sol.

Para observas e estudar os astros, são usados instrumentos chamados telescópios. Existem muitos tipos de telescópio, desde pequenos até enormes. Os cientistas que estudam os astros são chamados astrônomos.
O SOL
O Sol é uma estrela, Existem muitas outras estrelas no céu, mas o Sol é que está mais próxima do nosso planeta. O Sol ilumina todos os planetas e satélites. A luz e o calor que chegam à Terra são chamados energia solar.
Em todas as regiões da Terra, a energia solar é fundamental para a vida. Os seres vivos precisam da energia solar, como por exemplo:
v O crescimento dos vegetais e dos animais;
v A formação das chuvas.

PLANETA TERRA

A Terra é o planeta em que vivemos. Ela se movimenta no espaço de duas formas: Rotação e Translação

Rotação – nesse movimento a Terra gira em volta dela mesma. Ela leva 24 horas, gerando os dias e as noites.

Translação – nesse movimento a Terra gira em volta do Sol. Ela leva cerca de 365 dias e 6 horas, gerando o ano, inclusive as quatro estações do ano, que duram aproximadamente três meses cada uma: primavera, verão, outono e inverno.
Durante a maior parte da primavera e do verão, os dias são longos e as noites curtas. O verão é a estação mais quente do ano.
Durante a maior parte do outono e do inverno, as noites são mais longas do que os dias. O inverno é a estação mais fria do ano





Vamos Estudar mais um pouco?

1º) Cite exemplo de astros que existem em nosso sistema solar:

Que possuem luz própria: ________________________________________

Que não possuem luz própria: ________________________________________

2º ) Quantos e quais são os planetas que existem em nosso sistema solar:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3º) Assinale com um X a alternativa correta:

( ) Júpter é o menor planeta.
( ) Júpter é o maior planta.
( ) A Terra não é o planeta em que vivemos.
( ) Mercúrio é o planeta menor e mais próximo do Sol.
( ) Plutão é o planeta mais quente.

3º) Explique com suas palavras como ocorrem os movimentos de Translação e Rotação da Terra.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) Qual o movimento que gera, além do ano – 365 dias e 6 horas, e as 4 estações do ano? E Quais são elas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) Tente escrever com suas palavras o que sabe a respeito do Sol.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5º ) Dê a sua opinião: Como seria a Terra sem a luz e o calor do Sol?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades Os movimentos da Terra

Atividades Ciências - Os movimentos da Terra
Ficha de trabalho – 4º ano
Nome:______________________________
Data: _________ Avaliação: ___________

Os movimentos da Terra
A Terra faz dois movimentos: um movimento de translação e um movimento de rotação.

ü No movimento de translação, a Terra gira à volta do Sol. A Terra demora 365 dias e 6 horas a dar uma volta completa em torno do Sol, isto é, um ano; Vai dar origem às Estações do Ano.
ü No movimento de rotação, a Terra gira sobre si mesma, como se fosse um pião. A Terra demora 24 horas a executar este movimento, isto é, um dia; Vai dar origem aos dias e às noites.

Todos os planetas executam estes dois movimentos.
A Lua, que também é um planeta, faz o movimento de translação à volta da Terra. Por isso é o satélite da Terra.

Durante muitos milhões de anos, os homens observaram e estudaram os astros, primeiro à vista desarmada, depois com aparelhagem cada vez mais moderna.
Hoje em dia, além de se observar o que se passa no espaço, os homens enviam satélites para fotografar e filmar os astros e recolher amostras noutros planetas para os cientistas estudarem.
Na nossa época os homens puderam finalmente realizar o velho sonho de viajar no espaço e até “alunar”, ou seja, descer na Lua.
A primeira vez que os homens alunaram foi em 1969 e graças aos modernos meios de comunicação, todos puderam assistir pela televisão a esse grande acontecimento.
1. A Terra executa dois movimentos: o movimento de ________________ e o movimento de __________________. O movimento que dá origem aos dias e às noites é o _________________________________.

2. Podemos dizer que um satélite é um planeta que ________________________________.

3. O satélite natural da Terra é ___________________.
4. Além dos satélites naturais há também satélites artificiais que são _________________________________________________
____________________________________________________


5. « A Lua é o satélite natural da Terra.»

5.1. A azul, indica o G.N. e a verde, o G.V.
5.2. Substitui o G.N. por um pronome e escreve de novo a frase.
___________________________________________________________________________

5.3. Classifica a palavra Lua ____________________________________________
5.4. Escreve um diminutivo da palavra Terra _________________________________
5.5. Escreve duas palavras da família de Lua ________________ _____________

6. A primeira vez que o homem desceu à Lua foi em ____________.
6.1. Escreve novamente esta data, em numeração romana __________________.
6.2. Indica há quantos anos se realizou este facto ________________.

7. Completa:

1969 X 100 = _________ 365 : 0,1 = ________

ou

_____________________ __________________

Avaliação Corpo Humano

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

E. E. F. Professora Gercina Nepomuceno
Nome: ________________________________________________________
Série: _____________________ Data: ___/___/___
Professora: Fátima Marques
O que é tecido?
____________________________________________________________________________________________________________________
Copie as frases, substituindo o espaço por uma palavra do quadro.
plantas – células – neurônios
gorduras – vegetais - ósseos

O corpo de uma pessoa é formado por milhões de ­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________.
As ___________ ou _______________ também são constituídos de células.
Muitas células que formam o tecido nervoso são denominados ___________.
Os tecidos _________________ e a _________________ são exemplos de tecido conjuntivo.

Enumere certo.
(a) Tecido Epitelial ( ) Tecido que forma os músculos
(b) Tecido Muscular ( ) Tecido que constitui o cérebro, a medula espinhal e os nervos
(c) Tecido Conjuntivo ( ) Tecido que reveste o corpo exteriormente e faz parte da pele.
(d) Tecido Nervoso ( ) Tecido que funciona como um enchimento, a fim de que não sobrem espaços vazios no corpo.
O que são Órgãos?
____________________________________________________________________________________________________________________

O que é Sistema?
____________________________________________________________________________________________________________________
Separe os órgãos do quadro abaixo em dois grupos: (1) Órgãos Externos e (2) Órgãos Internos.
( ) Olhos ( ) Pulmões ( ) Fígado
( ) Cérebro ( ) Nariz ( ) Estômago
( ) Rins ( ) Coração ( ) Boca
( ) Músculos ( ) Ouvidos ( ) Pele

Relacione cada elemento ao sistema que ele pertence:


Veja o exemplo. à Intestino – Sistema Digestivo
(a) Pênis ( ) Sistema Nervoso
(b) Estômago ( ) Sistema Digestivo
(c) Cérebro ( ) Sistema Circulatório
(d) Útero ( ) Sistema Respiratório
(e) Coração ( ) Sistema Reprodutor Masculino
(f) Ossos ( ) Sistema Reprodutor Feminino
(g) Músculos ( ) Sistema Urinário
(i) Pulmões ( ) Sistema Ósseo
Escreva o termo correspondente a cada uma das definições.
Parte do corpo humano composto pelo crânio e pela face. (_______________)
Unidade componente de qualquer ser vivo. (___________________________)
Tecido que constitui o cérebro, a medula espinhal e os nervos. (____________)
Células que formam o tecido nervoso. (_______________________________)
Tecido que funciona como enchimento, a fim de que não sobrem espaços vazios no corpo. (_______________________________)
Tecido que forma em músculos. (_______________________________)
Órgão cuja função é bombear sangue para todo o corpo.(_________________)
Órgão responsável por uma parte da digestão dos alimentos. (_____________)
Sistema do qual os pulmões fazem parte. (_____________________________)